■ ESPAÇO HÉLIO CUNHA



Este espaço museológico foi inaugurado na Casa das Artes, pelo Presidente da Câmara Municipal de Avis, Dr. Nuno Silva, pelo pintor e pela Diretora Regional de Cultura, Ana Paula Amendoeira, em 18 de dezembro de 2020.

A inauguração do Espaço Hélio Cunha contou com a presença da Vereadora da Cultura, Dr.ª Inês Fonseca e da curadora do espaço, Dr.ª Paula Freire.


Neste espaço, podem ser vistas algumas das obras mais relevantes de pintura e desenho do pintor. Também, alguns troféus correspondentes a prémios de pintura, alguns instrumentos de escrita e uma réplica do astrolábio náutico português de 1666.

O pintor quis prestar homenagem ao seu amigo Artur do Cruzeiro Seixas, com quem expôs por diversas vezes, com a apresentação de duas das obras que o mesmo lhe havia oferecido. Pretendeu também homenagear Mestre Soares Branco, escultor cujo ateliê frequentou nos anos oitenta, com a apresentação de um dos desenhos oferecidos nessa época, pelo mesmo.

Três réplicas de espadas, também doadas pelo pintor, encontram-se no Centro Interpretativo da Ordem de Avis e são as seguintes:

Espada de Dom Afonso Henriques, cujo original se encontra no Museu Militar do Porto. Montante de mão e meia de Dom Nuno ÁlvaresPereira, cujo original se encontra no Museu Militar de Lisboa. Montante de duas mãos do Infante Dom Henrique, que se encontra no Museu Militar de Lisboa.